top of page
menina bonita.jpg

A partir de 6 anos

Menina Bonita do Laço de Fita, Ana Maria Machado

Com extrema graça e delicadeza, a linda menina negra, com olhos de azeitona e cabelos de noite, acompanhada de seu coelho branco, não se cansa de perguntar: qual o segredo para ser tão pretinha? O coelho traz as explicações, e trata logo de arrumar uma coelha pretinha para procriar e ter filhotes de muitas e diferentes cores.

tom.jpg

Tom, André Neves

A história do menino Tom é contada por seu irmão, que sempre o observa intrigado: “Por que Tom não brinca? Por que Tom não diz o que sente? Onde Tom guarda todos os seus sonhos?”. Até que um dia, Tom chama seu irmão para que conheça o seu segredo, e assim se aproximam de verdade.

debora.jpg

Débora conta histórias, Débora Araújo

A autora é a primeira portadora de Síndrome de Down a se formar professora no Brasil. Inspirada em sua amiga e antiga professora, ela narra a história de uma menina que vive em uma fazenda. Contando histórias sobre exclusão, ela supera as dificuldades e o preconceito, valorizando a amizade na construção de pontes para vencer os obstáculos.

bocejo.jpg

Bocejo, Ilan Brenman e Renato Moriconi

Está aí uma coisa que todo mundo tem um certo prazer em fazer: bocejar. Seja por sono, preguiça, tédio, cansaço ou apenas porque o colega ao lado bocejou, todo mundo vira e mexe abre o bocão. Neste livro, lindas pinturas a óleo em formato grande mostram diversos personagens históricos e míticos bocejando, um contagiado pelo outro. Uma incrível viagem pelo tempo e pelo espaço a partir das imagens.

de papo com a noite.jpg

De Papo com a Noite, João Anzanello Carrascoza

Essa é a história de um menino que não consegue dormir depois de muito brincar durante o dia. Ele procura alguém para conversar, mas todos estão dormindo. Sozinho, ele acaba descobrindo que o escuro, a parede, o raio de luar, o fio de fumaça e o vento podem ser bons companheiros de papo até o sono chegar.

o estranho caso.jpg

O estranho caso do sono perdido, Miriam Leitão

Nesta aventura de uma menina e sua avó pelo mundo dos sonos, é a neta quem vai contar uma história para a avó dormir. Mas esta avó não é nem um pouco parecida com as avós de antigamente. Uma viagem pelo mundo dos sonos, que deve ficar em algum lugar dentro da imaginação. O que elas descobrirão no mundo dos sonos, e dos sonhos, ficará para sempre em seus corações, dia e noite.

ate as princesas.jpg

Até as princesas soltam pum, Ilan Brenman

Laura é uma garotinha bem curiosa e uma das questões que mais a intriga, assim como seus colegas de escola, é saber se as princesas soltam ou não pum. Ela recorre ao pai para esclarecer esta dúvida tão perturbadora. Este, por sua vez, recorre ao antigo “livro secreto das princesas” e, com ele, a confirmação: “sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!”. Mesmo diante da realidade, Laura sabe que as princesas dos contos de fadas continuam a ser as mais lindas princesas.

fabulas.jpg

Fábulas, Monteiro Lobato

Com ilustrações de Alcy Linares e apresentação de Ilan Brenman, Dona Benta reúne os netos e se prepara para uma tarde de aventuras com raposas, carneiros, rãs e formigas. Inspiradas nas “fábulas” de Esopo e La Fontaine, mas com cor e linguagem bem brasileiras, lições de inteligência, gratidão, identidade e autoconhecimento são passadas às crianças das novas gerações. Pedrinho, Narizinho e Emília muitas vezes discordam dos conteúdos das “fábulas”, mostrando que o leitor é ativo na construção da narrativa. A obra é uma das primeiras incursões de Monteiro Lobato pelo universo infantil e ainda hoje um de seus maiores sucessos, provando que boas histórias não envelhecem e rendem muitas horas de diversão.

o menino.jpg

O menino do dedo verde, Maurice Druon

Era uma vez Tistu, um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros, deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas do menino do dedo verde e o velho jardineiro Bigode

encantam gerações de leitores no Brasil e no mundo há pelo menos cinco décadas. Uma aventura fantástica com um final singelo e extraordinário.

arvore.jpg

A árvore generosa, Shel Silverstein

A partir da relação de um menino com uma árvore, uma relação que nos dá abertura para várias interpretações, como a de mãe e filho ou a do homem e a natureza. Esta história, de 1964. vai tocar até os mais velhos, que poderão se identificar com os personagens e se emocionar com o desfecho.

pedro coelho.jpg

A história de Pedro Coelho, Beatrix Potter

Escrito por uma das primeiras mulheres a entrar no mundo da literatura infantil, A história de Pedro Coelho, de 1902, narra as aventuras do coelhinho Pedro na horta do senhor MacGregor, que tenta capturá-lo a todo custo.

marcelo.jpg

Marcelo, Marmelo, Martelo, Ruth Rocha

Esta obra reúne três histórias protagonizadas por Marcelo, Teresinha e Gabriela e Caloca. Situações do cotidiano ganham encanto nas palavras de Ruth Rocha, trazendo os impasses destas três crianças e as divertidas formas como elas buscam as soluções, com muita esperteza e vivacidade. Enquanto Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela acabam se identificando, apesar das diferenças e Caloca compreende a importância da amizade.

maluquinho.jpg

O Menino Maluquinho, Ziraldo

‘Mãe, por que ele usa uma panela na cabeça?’. Talvez seja difícil explicar por que o famoso personagem de Ziraldo gosta de usar este chapéu tão diferente. Um menininho traquinas, diziam. Alegria da casa, liderava a garotada, fazia versinhos, compunha canções, inventava brincadeiras. Era sabido, um amigão. Será apenas um Menino Maluquinho? Mais tarde descobriram que tinha sido um garotinho muito amado e, por isso, muito feliz.

gildo.jpg

O incrível livro do Gildo, Silvana Rando

Crianças amam criar seus próprios livros, de preferência livres e com muitas ideias. O Gildo também! O problema é que este elefantinho adora ouvir a opinião dos outros e, quando percebe, seus monstros viram bailarinos na floresta, extraterrestres e até fazedores de bolo. Com medo de não agradar a todos, ele desiste. Mas por sorte ele tem a barata Socorro, sua melhor amiga, que lhe dá um importante conselho.

fada fofa.jpg

Fada Fofa em Paris, Sylvia Orthof

A Fada Fofa decidiu se pesar na farmácia. Em um descuido, a Pulga Henriqueta, danada, não pensou duas vezes e mordeu a sua pança. A Fofa, coitada, pulou sobre a balança. Em um impulso só, foram as duas parar em Paris. Subiram a Torre Eiffel, passaram embaixo do Arco do Triunfo e se meteram em um monte de confusão. Até que a dupla recebe bons conselhos de uma fada francesa, a tia Hedy. Depois de tanta aventura, é hora de voltar para o Brasil, num pulo.

pilar.jpg

Coleção Diário de Pilar, Flávia Lins e Silva e Joana Penna

Essa coleção narra, a cada volume, as aventuras de uma menina chamada Pilar, ao lado de seu amigo Breno e o gatinho Samba. Juntos, passeiam pelo Egito, Machu Picchu, África, Grécia, Amazônia, Índia e China. Com "gulodice geográfica", Pilar e Breno navegam pelos rios da Amazônia em um barco cheio de redes, conhecendo lendas, alimentos típicos da região, alguns animais, aprendem até um pouquinho de tupi-guarani. Na Grécia, conhecem e interagem com deuses e outros personagens da mitologia grega. E assim seguem, a cada volume. Sempre de forma lúdica e envolvente, as obras conduzem a narrativa introduzindo informações históricas.

a vaca.jpg

A vaca que botou um ovo, Andy Cutbill

Mimosa não se sente especial. Não sabe andar de bicicleta, nem fazer estrela, nem plantar bananeira, como as outras vacas. Até que finalmente, em uma bela manhã, Mimosa descobre uma coisa extraordinária: um ovo. Mas será possível uma vaca botar um ovo? A partir de um plano de suas amigas galinhas, o livro traz importantes lições sobre amizade e empatia. A obra é também uma interessante forma de apresentar às crianças conceitos sobre adoção e inclusão social.

amigos.jpg

Amigos, Silvana Rando

Amigos fazem muitas coisas juntos: se encontram em dias de sol ou de chuva, se divertem, inventam brincadeiras, brigam, choram, se aproximam e se separam. Mas nunca se esquecem um do outro. Mais do que cenas comuns no dia a dia de bons e fiéis companheiros, exemplos de que as diferenças não devem atrapalhar uma amizade, pois amigos de verdade se completam.

amizade.jpg

Uma amizade (im)possível, Lilia Moritz Schwarcz

O livro fala sobre o encontro entre o garoto português Pedro e Aukê, um menininho indígena tupinambá. Ambientada na época do “descobrimento” do Brasil, o encontro entre os dois personagens traz referências do início da história brasileira. Enquanto o primeiro está ansioso por explorar as praias e matas desconhecidas, o amigo curumim não vê a hora de se juntar aos homens da tribo nas caçadas e batalhas através da floresta. A narrativa mostra que mesmo bastante distintos em suas vivências e características físicas, os meninos têm muito em comum. O resultado não poderia ser outro além de uma linda e poderosa amizade.

guilherme.jpg

Guilherme Augusto Araújo Fernandes, Mem Fox

O pequeno garotinho Guilherme Augusto Araújo Fernandes era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava. Embora improvável, pela diferença de idade, surge uma grande amizade. Compartilhando segredos e descobertas, Guilherme um dia descobre que Dona Antônia perdeu a memória. Começa a mais importante missão da vida do menino: reencontrar a memória de Dona Antônia.

james.jpg

James e o pêssego gigante, Roald Dahl

O pequeno garotinho Guilherme Augusto Araújo Fernandes era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava. Embora improvável, pela diferença de idade, surge uma grande amizade. Compartilhando segredos e descobertas, Guilherme um dia descobre que Dona Antônia perdeu a memória. Começa a mais importante missão da vida do menino: reencontrar a memória de Dona Antônia.

o menino.jpg

O Menino que Tinha Medo de Errar, Andrea Viviana Taubman

Pedro vive preocupado, com medo de errar. Prefere passar os dias sozinho, sozinho dentro de casa, do que aproveitar a companhia dos amigos, porque tem medo de fazer alguma coisa errada nas brincadeiras. A escola, então, é uma preocupação sem fim para ele! Um lugar onde não faltam oportunidades para cometer deslizes. Com a ajuda de uma fada, Pedro percebe que em sua vida isolado, talvez ele esteja deixando passar um monte de oportunidades e perdendo momentos incríveis.

sinto o que.jpg

Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser, Lázaro Ramos

Mesmo para os adultos, lidar com os sentimentos nem sempre é fácil. Isso é o que Dan, personagem do Mundo Bita, percebe ao longo de seu dia, enfrentando diferentes situações que o fazem ter de encarar uma mistura bastante diversa de sentimentos. Ao fim, o menino ouve de seu avô uma história muito especial sobre seus antepassados, Asta e Jaser. O livro foi escrito pelo ator e diretor Lázaro Ramos e tem como objetivo ajudar as crianças a entender que é normal sentir raiva, alegria, orgulho, muitas vezes tudo ao mesmo tempo. Mais do que isso, reconhecer estes sentimentos e aprender a identificar cada um deles é muito importante para o nosso desenvolvimento emocional.

meu amigo.jpg

Meu Amigo Dinossauro, Ruth Rocha

Esta obra de Ruth Rocha conta a história de amizade entre uma criança e um dinossauro. Isso mesmo! Em vez de fazer todo mundo correr de medo, o dinossauro conta histórias muito divertidas, explicando sobre como o mundo funciona. Explica para as crianças a história, desde o surgimento dos homens até o petróleo, e como tudo está ligado. Leva as crianças a entenderem a importância de cuidar da natureza e das futuras gerações. Enquanto isso, mostra a construção de uma linda amizade entre um menino e um dinossauro. Apesar de diferentes, podemos aprender com os dinossauros coisas incríveis.

minhas.jpg

Minhas férias, pula uma linha, parágrafo, Christiane Gribel

A obra voltada às crianças em idade escolar faz uma crítica com muito humor ao ato de dar função a todo texto. É comum se utilizar a literatura para estudar gramática, porém, muitas vezes a leitura (e a escrita) literária se tornam burocráticas, quando poderiam ser prazerosas. Através do olhar divertido (e irônico) de Gabriel, brincando de forma divertida com o fim das férias escolares, o retorno das aulas de português e a redação, que sempre causa um certo “pavor” quando nos deparamos com um papel em branco, será possível perceber a transformação da obrigação escolar em momentos alegres.

bottom of page