top of page
pipo e fifi.jpg

A partir de 4 anos

Pipo e Fifi. Ensinado Proteção Contra a Violência Sexual na Infância, Caroline Arcari

O livro é uma ferramenta de proteção, que explica conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos e emoções. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor, de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo, proteção e ajuda. O livro apresenta atividades interativas para desenvolver conceitos e promover a reflexão, diminuindo a vulnerabilidade das crianças. Crianças bem informadas crescem mais seguras e felizes, preparadas para os desafios da atualidade.

meu presente.jpg

Meu presente, Eva Montanari

Alice estava ansiosa pelo dia do seu aniversário. Na verdade, estava ansiosa mesmo era pelo presente que ia ganhar. Mas a surpresa não foi tão boa assim. Em uma narrativa instigante, o leitor e Alice se envolverão e se apaixonarão pelo Meu presente.

o bufalo.jpg

O búfalo que só queria ficar abraçado, Thais Laham Morello

Era uma vez um búfalo que só queria ficar abraçado. Ele era um búfalo muito sentimental e sofria ao ficar longe de sua mãe. Um dia, a mamãe búfala teve uma ideia para ajudar seu filhotinho a se sentir melhor. Juntos, os pequenos leitores poderão descobrir uma valiosa lição.

proibido.jpg

Proibido Aos Elefantes, Lisa Mantchev (tradução Angélica Pozzani)

Esta história de amizade, inclusão e respeito é contada por um menino que tem um animal de estimação um tanto fora do comum: um filhote de elefante. Um dia, porém, ao chegarem no Clube de Amigos dos Animais, eles encontram uma placa na porta "Proibido aos Elefantes". Tristes e desapontados, voltam para casa. No caminho, conhecem uma garota e seu gambá. A partir daí, a história começa a mudar.

saltimbancos.jpg

Os Saltimbancos, Chico Buarque

Um dos maiores clássicos da literatura infantil não poderia ficar de fora desta lista. Esta história é inspirada no conto de fadas Os músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, com história escrita por Chico Buarque e ilustrações de Ziraldo. A história valoriza o respeito e a solidariedade em uma aventura de quatro bichos que, sentindo-se ameaçados e explorados por seus donos, fogem para a cidade em busca do sonho de formar um conjunto musical. Para este momento ficar ainda mais incrível, ouçam junto a trilha sonora desta grande aventura.

adonis.jpg

Adonis, Blandina Fanco

Adonis é um filhote de elefante que adora correr, rolar na lama e derrubar árvores. Um certo dia, durante um banho de rio, percebeu uma coisinha nas costas que ele nunca tinha visto: asas! Um elefante virando passarinho? De uma hora para outra, o filhote de elefante chega à conclusão de que ele deve ser um pássaro. Passa a comer minhocas, tenta voar, conversa com outros pássaros, mas o coitado não leva jeito para passarinho. Felizmente, sua mãe chega e resolve o problema num passe de mágica. Um toque de surpresa delicado e sensível, que aborda identidade e pertencimento.

ernesto.jpg

Ernesto, Blandina Franco e José Carlos Lollo

O Ernesto é um menino diferente.. alguns acham que ele não é muito simpático, outros acham que se veste mal. Com tantos palpites vindo de todos os lados, o Ernesto acaba ficando sozinho, porque ninguém consegue entendê-lo. Uma história que permite analisar os efeitos das opiniões que são dadas muitas vezes sem nem saber, sem conhecer. Será que está certo ninguém gostar do Ernesto só porque ele não é igual a todo mundo? Uma excelente oportunidade de descobrir o que faz do Ernesto tão diferente dos outros e se é motivo para ficar sozinho.

ou isto.jpg

Ou Isto ou Aquilo, Cecília Meireles

Este clássico da literatura infantil brasileira foi lançado em 1964, conquistando gerações de leitores. Escrito por Cecília Meireles, convida as crianças a se aproximarem da poesia, brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade. Por trás de tudo isso, revela que a vida é feita de escolhas, muitas vezes difíceis de resolver. Por meio da poesia, a leitura leva a criança a um passeio por esse nosso cotidiano marcado pela dúvida e pela dificuldade de decisão.

e foi assim.jpg

E foi assim que eu e a Escuridão ficamos amigas, Emicida

O medo às vezes nos paralisa. Para superar, é preciso coragem e determinação. Muitas vezes, no meio desse percurso temos boas surpresas. Esta é a proposta da segunda obra infantil do rapper, cantor e compositor Emicida. Uma menina com medo da Escuridão, cheia de preocupação e ansiedade. Afinal, o que o escuro pode esconder? O que ela nem imagina é que, do outro lado, a Escuridão também é uma menina, cujo maior medo é a claridade. Com uma narrativa poética e ritmada, explora um tema que acompanha crianças e adultos por toda a vida: o medo do desconhecido. Que tal descobrir, juntos, que enfrentar os próprios medos pode ― quem diria? ― nos transformar por dentro e por fora.

bruno.jpg

Bruno e João, Jean-Claude R. Alphen

A palavra bullying vem do inglês e significa tirar vantagem ou machucar outras pessoas. O termo é usado para a agressão verbal ou física intencional dirigida a alguém que não pode ou não consegue se defender. Lutar contra o bullying é uma tarefa de todos e deve começar ainda na infância. Os livros são uma excelente maneira que começar a abordar este tema, tanto para evitar que as crianças sofram bullying, como para evitar que pratiquem umas contra as outras. Nesta história, Bruno e João são muito diferentes um do outro, principalmente na aparência, mas o poder da amizade será capaz de unir os dois e fazer com que superem todos os obstáculos, juntos!

flicts.jpg

Flicts, Ziraldo

Um dos livros mais vendidos da carreira de Ziraldo, narra a história de Flicts, uma cor rara, frágil e triste. Em um mundo cheio de cores, Flicts não se parece com nenhuma delas. Sozinha, tenta procurar amigos entre as outras colorações, mas segue deslocada do resto do mundo. Um dia, Flicts olha ao longe e, finalmente, consegue se encontrar. Em 2019, foi lançada uma edição especial, em comemoração aos 50 anos de lançamento de Flicts, que vem acompanhada de comentários de grandes amigos de Ziraldo e importantes nomes da literatura e da arte brasileira, como Rachel de Queiroz, Millôr Fernandes e o primeiro editor do livro, Fernando de Castro Ferro. A crônica escrita por Carlos Drummond de Andrade no dia do lançamento do livro, é apresentada na íntegra nas páginas iniciais da obra.

pedro.jpg

Pedro e Tina, Stephen Michael King

Pedro e Tina têm personalidades nada parecidas, mas no fim das contas, são complementares. Enquanto Pedro faz tudo "torto", Tina é impecável nas ações; enquanto Pedro rabisca, Tina traça linhas retas; enquanto Pedro se molha, Tina abre o guarda-chuva. Com desenhos delicados e cores vivas, o livro aborda o respeito e o quanto a vida é mais bonita quando compartilhada.

gordon.jpg

Gordon e Tapir, Sebastian Meschenmoser

O que fazer quando dois amigos são exatamente o oposto um do outro? Assim são Gordon e Tapir, dois amigos que moram juntos, mas um é bagunceiro, o outro superorganizado. Um gosta de festas, o outro nem tanto. Como encontrar o meio termo no meio dessas diferenças tão gritantes? A solução chega através do espaço. Gordon e Tapir mostram que é importante respeitar o espaço de quem amamos e que entender os limites de cada um é fundamental para uma amizade saudável.

nunca.jpg

Nunca acontece nada na minha rua, Ellen Raskin

Luís Rodolfo é um menino pessimista, cujo mau-humor não permite enxergar o que de fato acontece na sua rua. As imagens, porém, contradizem o que o texto diz e mostram que atrás do garoto acontecem muitas histórias paralelas divertidíssimas. Além da narrativa central, outras narrativas paralelas oferecem ao leitor a possibilidade de descobrir o que o Luís Rodolfo não vê. Vale sair do olhar no narrador principal pra procurar o “não-dito”, as entrelinhas. Leitores e ouvintes perceberão que não precisamos acreditar em tudo que nos é dito, nem em tudo que está escrito: podemos sempre questionar e tirar nossas próprias conclusões. Uma ótima leitura para as férias dos pequenos e uma grande diversão em família.

bottom of page